quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Ai, que bonitinho!

Ontem eu realizei um sonho: conheci o Quinho, o intérprete do Salgueiro! :D MORRI! Aheuheh

É sério, tenho até prova, olha só:


Eu, Quinho e Luiz



Como boa salgueirense que eu sou, vou fazer um post ufanista, falando da minha escola de samba amada, idolatrada, salve-salve! Aheuaheu

O Salgueiro é uma escola de samba tradicional, uma das mais antigas e mais conhecidas. Apesar de não ganhar há alguns anos (morra, Beija-Flor, MORRA :@), ela sempre traz enredos diferentes, sambas que animam todo mundo, além de fantasias liiindas!

Um dos raros momentos do ano em que eu sinto orgulho de ser brasileira, de ser carioca é no Carnaval. Eu já chorei de emoção e de raiva durante o Carnaval. Pra mim, o dia da apuração é mais importante do que a final da Copa do Mundo! Tem gente que diz que o Carnaval não existe mais, que é tudo comprado pela Globo e que os desfiles viraram show pra gringo ver. Mas não adianta, pra mim, o Carnaval nunca vai deixar de ser uma manifestação cultural rica, única e lindíssima e eu nunca vou deixar de gostar.

É claro que eu tenho meus surtos de indignação, como no ano passado. O enredo do Salgueiro era sobre o Rio de Janeiro e a escola veio com tudo: cada ala mais criativa que a outra, um enredo que todo mundo se identificou e cantou junto na Sapucaí. Eu realmente pensei q a gente fosse ganhar. Aí chegou a Quarta-feira de cinzas e... notas baixíssimas pra fantasia. Não entendi nada! Aparentemente, segundo o Luiz, amigo dos meus pais que é compositor do Salgueiro, os jurados não gostaram da "simplicidade" de algumas fantasias, como as da ala que falava da praia de Copacabana. Ta certo, as fantasias dessa ala era simples: as mulheres de biquíni (todos em paetê vermelho ou dourado) e os homens de sunga (também de paetê), sem chapéus elaborados, esplendores pesados ou coisas nas mãos. Mas gente, por favor, tinha como retratar banhistas de outro jeito?! Eles foram realistas, simplesmente. E ficou ótimo, o pessoal sambava q era uma beleza, eram as fantasias mais confortáveis da escola! rs Mas naaao... os jurado queriam banhistas cheios de penas de pavão, chapéus com bananas e outras frutas tipo a Carmen Miranda, além de botas, luvas e todo tipo de parafernália possível! Affff. Ficamos em segundo lugar.

Mas o Carnaval também é isso, é recomeçar todo ano do zero. E o povo da comunidade não desanima não! Ontem no ensaio fiquei pasma vendo todo mundo sambar que nem doido em plena quarta-feira, como se ninguém tivesse trabalhado o dia todo! rs De crianças de colo até velhinhas, todos participam, e é essa a essência das escolas de samba. Coisa linda de ver! Impossível não se empolgar!

Pra quem ainda não conhece, aí vai a letra do samba campeão do Carnaval 2009! Haeuhaeuh TAMBOR!


Vem no tambor da Academia
Que a Furiosa bateria vai te arrepiar!
Repique, tamborim, surdo, caixa e pandeiro
Salve o Mestre do Salgueiro


O som do meu tambor ecoa, ecoa pelo ar
E faz meu coração com emoção pulsar!
Invade a alma, alucina
É vida, força e vibração!
Vai meu Salgueiro... Salgueiro
Esquenta o couro da paixão

Ressoou da natureza, primitiva comunicação
Da África, dos nossos ancestrais,
Dos deuses, nos toques rituais
Nas civilizações, cultura
Arte, mito, crença e cura!

Tem batuque, tem magia, tem axé!
O poder que contagia quem tem fé!
Na ginga do corpo, emana alegria
Desperta toda energia


No folclore, a herança
No canto, na dança, é festa, é popular
Seu ritmo encanta, envolve, levanta...
E o povo quer dançar!

É de lata, é da comunidade
Batidas que fascinam
Esperança social, transforma, ensina!
Ao mundo deu um toque especial
É show, é samba, é carnaval!

Pra baixar o áudio do samba, clique AQUI!

Já ganhou, ne? rs
Bjão!

Um comentário:

  1. "quinhoooooooooooo! lindoooooooooo! eu te amoooooooo!" -> carol passando em frente ao quinho no desfile do salgueiro

    e qual será a causa do surto de indignação desse ano? 9,5 em bateria? 8 em fantasias e adereços?

    vc devia ter pedido pro quinho mandar um bjo pra vc antes de começar o desfile: "valeu, comunidade! valeu, meu presidente! um bjo pra carol!" -> carol desmaia na frente da televisão

    ;)

    ResponderExcluir